quinta-feira, 21 de março de 2013

Fallen in the Library #3 O Silmarillion


Título Original: The Silmarillion 
 Autor: J.R.R. Tolkien 
Editora: Martins Fontes 
Gênero: Ficção 
Páginas:  460 
Ano:  1999 
País:  Inglaterra
Sinopse: 'O Silmarillion' relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os eventos narrados em 'O Senhor dos Anéis'. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. 

Eu não sei por que diabos o filho do Tolkien resolveu fazer esse livro, sério. Vocês não sabem o quanto eu estou feliz por tê-lo terminado esse. Quase desisti várias vezes, foi um enorme sacrifício continuar a leitura.
Há algum tempo, li O Hobbit e simplesmente AMEI, li o livro todo em um dia, tendo certeza de que tudo que falavam do Tolkien era verdade, o cara é um gênio. Não digo que este livro mudou minha opinião sobre isto, ainda acho ele um gênio (O CARA CRIOU UMA LÍNGUA), mas questiono a decisão do filho dele de organizar e publicar este livro. 
O livro conta a história do mundo desde sua criação até o final dos acontecimentos do O Senhor dos Anéis. Várias vezes, sentia que estava lendo a bíblia, o que me incomodou um pouco, mesmo sabendo que o autor tem influência cristã, era algo forte demais para o meu gosto.
A escrita, ao contrário do Hobbit, não é nada fluida, é pesada e complicada, com excesso do termos em élfico e descrições de linhagem (fulano, filho de fulano, filho de fulano, e por ai vai). Outro fato que faz o livro ser confuso foi que as coisas/pessoas possuem diversos nomes, em algumas páginas o mesmo ser era chamado por 2 nomes diferentes.
Talvez, eu não seja madura o suficiente para esse tipo de leitura tão pesado, mas, acredito que se o Tolkien não publicou o livro antes de morrer, teve uma razão e o filho  devia tê-la respeitado (talvez por ele não está ainda terminado, já que o autor o reescreveu inúmeras vezes).

Beijos e amanhã tem receita pro fim de semana ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos